Disruptiva

15 de out de 20192 min

O que é inteligência analítica aplicada ao varejo?

Atualizado: 1 de fev de 2022

Para qualquer segmento de negócio ter sucesso e se destacar no mercado é fundamental a empresa ser mais inteligente. Nesse caso, inteligente não é o contrário de “burro” ou “ignorante”, mas enfatiza que cada ação precisa ser pensada criticamente, fundamentada em dados e, consequentemente, assertiva.

Uma gestão analítica eficiente está associada a tecnologias e processos rotineiros altamente informatizados, transformando dados brutos em informações valiosas.

No livro “Competição Analítica: Vencendo através da Nova Ciência”, os autores trazem a seguinte definição de inteligência analítica:

É a utilização extensiva de dados, análises quantitativas e estatísticas, modelos explicativos e preditivos e gestão não baseada em achismos e sim baseada em fatos concretos e informações claras para orientar decisões e ações

Ou seja, é a compreensão e a extração de todas as informações que os dados têm a oferecer, seguindo o processo de construção abaixo:

O varejo, assim como outros segmentos, está substituindo o velho modelo de negócio baseado no produto e na produção em massa pelo modelo centrado no cliente. Uma empresa só se destaca no mercado quando consegue entregar o produto certo, para a pessoa certa e na hora certa, mantendo uma frequência adequada, as demais tendem a estagnar ou até a falir.

Conhecer o seu cliente a fundo e saber conversar com ele de forma única é a grande chave para fidelização dos dias de hoje.

E, para proporcionar uma experiência única e customizada, você precisa ter acesso aos dados e histórico dos seus clientes e público-alvo. A melhor parte é que a grande maioria das empresas já possui essas informações em seu banco de dados, sistema de gestão e em outros lugares, havendo apenas a necessidade de fazer a leitura e interpretação correta dessas informações.

Obviamente essa evolução no modo de gestão não é fácil e nem feita do dia para a noite, mas ter as ferramentas certas facilitam a leitura das análises importantes para o negócio, como performance da loja e de vendedores, CRM e controle eficaz de estoque. Trabalhar continuamente para melhorar esse processo traz diversos benefícios para os varejistas e franquias, como:

Otimização de processos decisórios

Redução de erros em ações promocionais

Estratégias de precificação e aplicação de descontos

Auxílio na fidelização de clientes

Planejamento de estoque

A inteligência analítica atende uma necessidade dos empresários que procuram por soluções inovadoras e assertivas para os seus processos decisórios e para a otimização no uso de sua base de dados.

Tem alguma dúvida de como começar um processo estruturado de gestão analítica? Deixe nos comentários e vamos conversar sobre isso :)

    710
    2