Disruptiva
15 de jul de 20213 min
Atualizado: 6 de mai de 2022
Faturamento por metro quadrado é uma métrica internacional muito utilizada por supermercados e grandes lojas, por ser uma maneira fácil de calcular a metragem ideal de uma nova operação de acordo com o faturamento previsto ou ainda acompanhar e comparar a rentabilidade de uma loja. Porém, todos os tamanhos e segmentos de redes podem se beneficiar ao acompanhar essa métrica de perto.
Para qualquer proprietário de loja, calcular todos os custos envolvidos em abrir uma nova operação é o primeiro passo. E, ao dividir o faturamento previsto por todos esses custos, é fácil determinar qual deve ser o tamanho ideal dessa nova loja, como será necessário otimizar cada espaço para atrair mais o cliente e ser mais rentável.
Para se calcular o faturamento ideal por metro quadrado, basta dividir o faturamento esperado pela área total de vendas. Por exemplo, se uma nova loja de 50m² tem um faturamento esperado de R$150mil por mês, pode-se afirmar que o metro quadrado precisa rentabilizar R$3mil por mês. Com esse dado em mãos, é fácil encontrar quais áreas não estão dentro do planejado e quais produtos ou grupos estão rendendo abaixo e devem ser melhor trabalhados.
E, para o cálculo de custos, basta dividir o custo mensal de todas as despesas (aluguel, luz, salários, encargos etc) pela metragem. Ao entender quanto custa cada m² da operação, tenho certeza que você irá se preocupar muito mais com a organização da loja, a exposição de produtos e com o estoque.
Como mencionei, ao saber quanto custa o m², aquele estoque parado há semanas se torna claramente um prejuízo, pois todo dia ocupa uma metragem e não está trazendo lucros para tornar a operação rentável. Além de impedir a compra de novos produtos que poderiam trazer um faturamento mais interessante para a loja.
Dessa forma, é fundamental ter um controle rígido do estoque e planejá-lo de forma estratégica, pois mesmo que ele não entre no cálculo de faturamento por m² (uma vez que se conta apenas a área de vendas), ele entra na base de custos. Então, ao perceber que alguns produtos estão ficando estocados, pense em estratégias para reverter esse cenário.
As áreas quentes são aquelas que possuem maior fluxo de pessoas e maior rentabilidade, do outro lado, as frias são as com menor faturamento. É possível identificar essas regiões de acordo com a organização da loja ou com uma solução de contagem de fluxo de pessoas.
Sabendo isso, você pode valorizar e destacar as áreas frias para torná-las mais rentáveis, posicionar produtos A da Curva ABC e os lançamentos nas áreas quentes.
Se você tem mais que uma operação, sabe que para compará-las não basta somente olhar a venda líquida de cada uma. O faturamento por m² é uma métrica interessante para isso, já que considera todos os custos de uma loja, mesmo que eles se diferenciam bastante de um lugar para o outro, como o aluguel dentro de um shopping e outro na rua ou a quantidade de funcionários necessária.
Nesse sentido, um quiosque pode ser mais rentável que uma loja de porte médio, por exemplo, pois o aproveitamento do espaço é todo otimizado. Assim, é possível comparar não somente os diferentes formatos de loja, mas também em diferentes localizações, cidades e até países.
Você já acompanha o faturamento por metro quadrado da sua operação? Nos conte como faz ou se tem alguma dúvida de como colocar em prática :)