5 análises que não podem faltar no dia a dia do gestor de loja
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5 análises que não podem faltar no dia a dia do gestor de loja

Para qualquer gestor de loja, desde os principiantes até os mais experientes, nem sempre é fácil decidir quais análises de indicadores de performance são prioritárias. São tantos números, tantas possibilidades diferentes que, por vezes, parece que não é possível uma pessoa dar conta de tudo ou de estar sempre atualizada do que acontece na operação.


Por isso, é importante o gestor e/ou gerente contar com o auxílio de tecnologias, como a Consultora Virtual, que facilitem as análises de dados e a descoberta de insights estratégicos. 


No post de hoje, vamos ver as 5 principais análises que não podem faltar no dia a dia de um gestor ou gerente de loja. Você vai perceber que em apenas 15 minutos é possível verificar todas elas e entender perfeitamente como está o desempenho da operação.  


Também veremos como é possível visualizar esses indicadores com a Plataforma Disruptiva Franchise Intelligence, pois, aliado à tecnologia, um gestor é capaz de ver o panorama da loja, entender detalhes e tomar decisões para melhorar os resultados.


1 - Alcance de meta geral de vendas


Verificar diariamente o alcance de meta é fundamental para garantir a performance planejada no atingimento da meta mensal. Caso perceba que a loja não está se saindo bem e corre o risco de não atingir este indicador, por exemplo, é possível antecipar ações para melhoria dos resultados e do desempenho de seus colaboradores, garantindo assim o sucesso de sua gestão.


De modo geral, é possível dividir a meta pelo número de dias do mês, mas é importante dar pesos diferentes levando em consideração os dias com maior número de atendimentos, como finais de semana e datas comerciais.


Vamos conferir onde é possível ver essa análise na Plataforma Franchise Intelligence:


Logo no Dashboard, é possível ver o alcance de meta, além dos principais indicadores do negócio, de acordo com o filtro de tempo que você definir.


Este é um indicador tão importante, que os usuários da Plataforma também recebem semanalmente um report por e-mail com análises desse indicador e outros importantes sobre Vendas, como média de venda diária, média de venda diária para alcance da meta e comparativos com os anos anteriores.


2 - PA (Produto por Atendimento) por vendedor


Acompanhar como está o PA dos seus vendedores é importante, pois, ele influencia diretamente no seu TM (Ticket Médio) e, consequentemente, no faturamento da sua operação. Dependendo da sua estratégia, você pode olhar outros indicadores de performance, como PM (Preço Médio) e o próprio TM. E, dessa forma, pode inclusive oferecer bonificações para os vendedores que melhorarem o indicador que você quer aumentar e não somente pela venda média diária.


Acompanhando todos os dias, é possível ver a evolução da sua equipe e observar aqueles que precisam de um treinamento ou uma conversa de incentivo.


Na Plataforma Disruptiva, você encontra rapidamente os seus melhores vendedores classificados pelos principais indicadores de performance.

Também no Dashboard você vê rapidamente o ranking dos seus vendedores de acordo com o PA ou Ticket Médio.


3 - Produtos mais vendidos


Ver os produtos mais vendidos de cada loja, te ajuda a entender o perfil do seu público, facilitando a comunicação e ações de marketing, e ainda conferir se eles estão alinhados com a Curva ABC da rede, em caso de franquias.


A Curva ABC classifica os produtos de acordo com a sua relevância para o faturamento da loja, assim, não estar de acordo com a Curva da rede, é sinal de que você está perdendo dinheiro por não vender ou valorizar determinados itens. Além disso, é fundamental que você acompanhe a capacidade dos seus produtos A para não deixar que acabem.

Veja como encontrar essas informações na Plataforma Franchise Intelligence.


Na visão Vendas, você pode encontrar os produtos mais vendidos por venda líquida ou quantidade na aba de Produtos.


4 - Cobertura de Estoque


Rupturas de estoque são extremamente prejudiciais para qualquer loja, pois você perde oportunidades de vendas e até clientes, então conferir quais itens estão com estoque baixo e prevenir que eles acabem ou os que estão muito alto, torna a sua loja mais sustentável e com um estoque mais eficiente.


Na Plataforma, essa visão é obtida rapidamente, em gráfico ou tabela, facilitando novos pedidos de produtos.


Na visão Estoque, na aba Capacidade, você pode conferir a quantidade de produtos com estoque baixo.


Assim como pode ver o Estoque Alto.


É possível filtrar também pelo ícone de funil do lado esquerdo e selecionar “Baixa” ou “Alta” em Capacidade. Assim, ao clicar em “tabela”, você verá em detalhes quais produtos são esses.


5 - Estoque fora de linha sem giro há mais de 30, 60 ou 90 dias


Estoque sem giro há mais de 30, 60 ou 90 dias é um problema, quando os produtos já estão fora de linha é pior ainda. Estoque parado imobiliza o seu capital de giro e ainda ocupa espaço físico, o que não te permite comprar produtos mais rentáveis.


É fundamental ficar atento a esses produtos para fazer ações promocionais a tempo, sem lesionar a sua loja com itens estocados há muito tempo.


Dentro da Plataforma, você também pode conferir essas informações de uma maneira fácil.


No Dashboard, é possível a quantidade de itens sem giro (+60 dias) tanto fora de linha como o total.


Na visão Estoque, basta clicar na imagem do funil para selecionar os filtros “Fora de linha” e “Sem giro há mais de 60 dias”.


Ao clicar em “Tabela”, você saberá quais são esses produtos, quanto está deixando de faturar por ter eles parados e, claro, vai poder traçar uma estratégia efetiva para dar giro a eles.


Como estoque é um assunto crucial para o varejo e que sempre gera muitas dúvidas, os usuários da Plataforma Disruptiva recebem mensalmente um report de como está a saúde do estoque de sua loja, tanto em capacidade de cobertura como em produtos sem giro.


(Bônus) Aniversariantes


Outra informação que você pode obter diariamente são os aniversariantes do dia para mandar uma mensagem, email ou até fazer uma ligação para parabenizar o cliente. Pense em uma ótima oferta para eles, como oferecer um bônus de R$50 para compras acima de R$200. Outras ofertas desse tipo podem trazer de volta à loja os clientes que já tinham se esquecido de você.


Com essas análises diárias, é possível prevenir problemas mais sérios na loja e ainda melhorar o desempenho dos vendedores. Coloque-as em prática e depois nos conte o que achou :)


Tem alguma outra análise que deixamos de fora e você ache fundamental fazer diariamente?

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