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Como funciona o ROI nas franquias?

De 24 a 36 meses. Quem está no meio do mercado de franquias ou está pesquisando sobre o assunto sabe o que esses números significam. Esse é o período médio que as redes divulgam como o tempo de retorno do investimento ao abrir uma nova operação. E claro que, com tantas variáveis no cálculo, esse tempo não é padrão e nem literal.


Mas o que é o ROI de uma franquia?


ROI (Return on Investment) é a taxa de retorno sobre investimento. Essa métrica é utilizada para medir o rendimento atingido com determinada quantia de recursos em um período. No mercado de franchising, é calculado em cima de todos os custos de uma operação dividido pelo lucro líquido mensal (ou projeção de lucro), assim, o gestor saberá em quanto tempo ele terá o retorno do capital investido.


Quais variáveis calcular?


É preciso levar em consideração todos os custos da franquia, além disso, também entra na conta o prazo do contrato para determinar em quanto tempo o proprietário terá o retorno. Sabemos que lembrar de tudo pode ser difícil, então segue uma lista com os principais custos:


Taxa de aquisição da franquia;

Reformas e adequações do ponto de venda;

Mobiliário;Equipamentos;

Capital de giro;

Estoque inicial;

Pagamento de funcionários;

Documentação e trâmites para oficialização da operação;

Impostos;

Ações de marketing;

Viagens para treinamentos;

E entre outros.


É importante lembrar que uma loja que vende muito não necessariamente terá um ROI melhor ou mais rápido, pois é necessário considerar a relação entre o lucro líquido obtido ou previsto, os custos e as vendas.


Da mesma maneira, também não se pode confundir ROI com dinheiro em caixa. O gestor pode estar com o caixa positivo, mas não necessariamente esse já é o retorno do investimento inicial feito.


É possível acelerar o retorno do investimento?


Obviamente você não terá o retorno em poucos meses, mas existem fatores que podem acelerar o retorno ou alongar esse tempo ainda mais. O franqueador tem um papel fundamental nos primeiros anos de uma nova operação para dar suporte e treinamento ao novo franqueado, tanto em relação a conceitos de gestão como à marca.


O novo franqueado, por sua vez, precisa se atentar às principais métricas do segmento. No varejo, métricas de vendas, vendedores e estoque dizem muito sobre a saúde da loja, por exemplo.


Leia aqui alguns posts que vão te ajudar a melhorar a gestão de loja:

Os 7 principais indicadores de uma gestão de loja eficaz

O que o faturamento por metro quadrado pode dizer sobre a sua loja

A importância da Curva ABC para a gestão de loja

Taxa de conversão: o que prejudica e o que melhora o desempenho da sua loja

7 dicas práticas para aumentar a venda de itens adicionais


Cláudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, comentou em uma entrevista à Exame, que investimentos abaixo de R$500 mil costumam ter retornos em até 36 meses e investimentos maiores podem levar mais tempo. Falou também que alguns segmentos de franquias possuem um retorno mais rápido, como o de alimentação e o de acessórios.


O ROI de uma franquia é um dado que os novos investidores sempre levam em consideração antes de decidir por uma marca, por isso saber calcular e, principalmente, identificar fatores que podem prejudicar o lucro é fundamental.


E como anda o retorno da sua operação? Compartilhe com a gente as suas principais dificuldades e vamos conversar sobre como melhorar essa métrica no seu negócio.

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