Quanto custa NÃO investir em inteligência analítica?
  • Disruptiva

Quanto custa NÃO investir em inteligência analítica?

Não há mais dúvidas de que a tecnologia é essencial na evolução de qualquer negócio, principalmente para melhorar a gestão da empresa e as operações de cada departamento. Os softwares de gestão (ERP) provavelmente são a tecnologia mais difundida e não é à toa, uma pesquisa da consultoria Alberdeen Research mostra que empresas que utilizam um ERP são 73% mais produtivas do que as que não o fazem, e têm redução de 18% nos custos operacionais.


Por outro lado, quando falamos em tecnologias mais recentes e que oferecem outros benefícios que complementam a gestão diária do negócio, muitos empresários ainda têm receio por causa do custo. Porém, os ganhos em melhores processos e produtividade pagam o investimento feito e ainda trazem novas oportunidades de crescimento. Um estudo da TNS Research indicou que companhias de 11 países que investem em tecnologia, incluindo sistemas, mobilidade, Big Data e computação em nuvem, crescem até 53% a mais em receita do que as demais. A inteligência analítica também entra nessas “novas tecnologias”, pois ela também vem se transformando e evoluindo além dos grandes projetos de BI (Business Intelligence).


Então, eu pergunto, quanto custa você não investir em inteligência analítica? Algumas perguntas só você mesmo pode responder, como:


Quanto custa não agilizar processos decisórios?


Sabemos que, no varejo, o tempo de lançamento de promoções, campanhas, pedido de produtos e outros é curto, então, saber tomar as decisões rapidamente pode te colocar na frente da concorrência e evitar ruptura de estoque.


Quanto custa demorar para identificar queda nos indicadores de performance?


Perceber rapidamente que PA, Ticket Médio ou venda líquida está abaixo do planejado é crucial para reverter esse cenário com uma ação pontual de promoção ou um treinamento específico. Quanto mais tempo você demora para identificar esses problemas, maior o seu prejuízo e mais difícil retomar ao planejado.


Quanto custa não tomar decisões assertivas?


Por exemplo, errar na quantidade de produtos pedidos pode ser altamente custoso, pois representa muitas rupturas e ainda um espaço no seu estoque que é ocupado por produtos sem giro. Basta pensar no número de vendas e clientes que você vai perder e ainda no valor do seu m² para calcular o custo do espaço físico do seu estoque.


Quanto custa a produtividade dos seus gerentes, supervisores e consultores de campo?


Se você quer que seus gerentes e supervisores passem mais tempo identificando dificuldades dos vendedores e dando treinamentos adequados ou avaliando os indicadores de cada loja para identificar novas oportunidades de crescimento, não pode fazê-los perder tempo extraindo dados e criando relatórios.


Os indicadores do seu negócio precisam ser apresentados de forma clara rapidamente, para que eles façam as análises pertinentes e não passem o dia inteiro montando tabelas. Basta pensar na quantidade de horas que eles passam montando relatórios e quanto você paga a eles por hora, você quer que o seu dinheiro seja investido em melhorias ou em atividades manuais que poderiam ser automatizadas?


Quanto custa os seus clientes não voltarem à sua loja?


Para trazer os seus clientes de volta à loja, é essencial ter um bom relacionamento e saber personalizar a sua comunicação com ele. Mandar uma mensagem no aniversário, realizar um pós-vendas, saber quais produtos ofertar de acordo com os seus interesses e histórico de compras e entre outras ações.


Todas essas informações podem ser obtidas com uma solução de inteligência analítica que apresenta os dados do seu negócio de maneira intuitiva e te auxilia a fazer as análises importantes do seu negócio.


Talvez você veja essas novas tecnologias como um custo a mais, mas não investir hoje nelas, pode representar perda de marketshare, de faturamento e até a falência. Dessa forma, elas são um ótimo investimento para a sua empresa, que colherá os frutos de ter processos decisórios ágeis e mais assertivos.


Tem alguma dúvida em relação a analytics, gestão de indicadores, Big Data e outras tecnologias? Deixe nos comentários que nós respondemos :)

4 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

Disruptiva - Retail Intelligence
Nossa missão é empoderar pessoas e negócios do varejo através da cultura de dados de fácil acesso.

Disruptiva - empresa associada ACATE
Startupbase

© 2020 Disruptiva Tecnologia da Informação Ltda. Todos os direitos reservados.